quarta-feira, 19 de novembro de 2014


Avaliação e Qualidade na EAD


   "No âmbito da pedagogia, a avaliação é um processo sistematizado de registro e apreciação dos resultados obtidos em relação às metas educativas estabelecidas previamente".
(http://www.significados.com.br/avaliacao/)

    Na área da educação à distância existem dois nomes a serem pensados no que se refere às formas de avaliação que são: Evaluation e Assessment, as diferenças entre eles são que em uma tem-se uma avaliação geral do curso, e na outra se avalia a aprendizagem dos alunos, seu desempenho. As duas formas de avaliação são relevantes para a EAD, uma vez que são eficazes aos fins a que são destinadas. Uma fornece subsídios à outra, sendo a Assessment a base estrutural para se ter Evaluation, uma complementa a outra, tornando imprescindível a utilização destes dois processos.
   

   As avaliações ocorrem para haver, como citado na definição acima, a sistematização de registros e apreciação de resultados, sendo assim, de extrema importância para o bom andamento de um curso. Na educação à distância a avaliação destina-se ao aluno de forma individual e coletiva, dando oportunidade das pessoas conseguirem, a partir da interação com outras pessoas, aprenderem com mais facilidade, garantindo uma socialização e uma integração de determinado grupo, de forma que possa unir as formas a fim de se obter bons resultados para o aluno.   
   Exige-se que o aluno seja avaliado quando da sua chegada e dos seus primeiros contatos com o curso, para que haja um nivelamento, e para que se comece a introduzir os conhecimentos necessários ao curso, permitindo ao aluno não se sentir perdido e confuso, contribuindo também para a avaliação da qualidade dos alunos que o curso possui.
   Algumas formas de avaliar como trabalhos, portfólios, fóruns, atividades, questões de múltipla escolha, entre outras, são fundamentais na pedagogia da avaliação. É fundamental também a utilização de relatórios na avaliação obtendo com mais facilidade estatísticas, o que gera uma organização nesse processo avaliativo.
   A obrigatoriedade da avaliação presencial é também de fundamental importância no processo avaliativo, uma vez que, unida a todos os elementos antes mencionados garantem que o aluno esteja integrado e possa participar criticamente, e de forma colaborativa, garantindo a qualidade ao curso.

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