quarta-feira, 19 de novembro de 2014



Como ser um aluno virtual?


   O aluno virtual deve utilizar a sua experiência para enriquecer o processo de aprendizagem, compartilhando idéias e informações e valorizando as relações humanas durante os cursos online.
   Deve seguir algumas diretrizes estabelecidas pelo curso para uma participação através da interação e comunicação.
   Deve se comprometer consigo e com o grupo no qual irá participar gerenciando o tempo dedicado para a realização das tarefas solicitadas.
   Deve saber e de fato trabalhar em conjunto. Utilizar os fóruns para discutir, refletir é uma das formas de enriquecer a colaboração assim como estar preparado para dar feedbacks construtivos para os colegas.
   Deve ser responsável pelo processo de aprendizagem, através de pesquisa, debates, simulações... O professor neste processo é um facilitador/mediador.
   Deve estar aberto a novas experiências e acreditar que a aprendizagem de alta qualidade pode acontecer em qualquer lugar e qualquer tempo.

(PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith.
O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line Porto Alegre: Artmed, 2004.)

   Um aluno virtual está inserido em uma modalidade de ensino ainda não tão valorizada no Brasil, onde ainda é grande o preconceito contra a modalidade de ensino virtual, o que faz com que diversas pessoas que entram em cursos online desistam, em sua maioria, logo de início; um erro grande cometido por esses estudantes, uma vez que não se fundamentam e não sabem como agir, uns porque realmente não conseguem acompanhar a dinâmica da EAD, outros por simples motivos relacionados à intensividade da busca e da pesquisa, característica essencial do aluno de um curso a distância. E são características como essa que fazem dos alunos de EAD diferente em alguns sentidos. O aluno precisa estar completamente integrado com o ambiente virtual, participar de grupos, de projetos, de fóruns, discutir virtualmente, interagir com a turma a fim de obter resultados positivos na socialização e facilitação da aprendizagem, estar sempre disposto a pesquisar e habituar-se ao fato de ser o aluno o protagonista deste sistema de ensino. Esses métodos facilitam e efetivam a aprendizagem do aluno, uma vez que se tornam objetivos coletivos e individuais para o melhor desempenho e aproveitamento do curso. Para os alunos que estão entrando em contato com a EAD poderiam ser elencados todos os métodos acima citados, mostrar o quanto é fundamental a pesquisa para essa modalidade de ensino e tornar-los membros propagadores e receptores do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário