quarta-feira, 19 de novembro de 2014


Planejamento na EAD

  
   De acordo com Corrêa e Ribeiro (2004), "o planejamento e a avaliação em Educação a Distância - EAD surge numa nova perspectiva, onde o espaço e o tempo caracterizam-se por necessidades de reflexões e redirecionamentos de todo processo, assumindo caráter de redemocratização do ensino". 

   
   O planejamento surge junto à avaliação, a qual problematizará as ações desenvolvidas pelos sujeitos envolvidos em todo processo, logo alguns elementos são necessários para construção de um fazer educação via modalidade à distância, tais como: a interação do sujeito com o conhecimento, a importância da proposta pedagógica, o acesso, os canais de interação, o tipo de inovação, os custos, o processo de avaliação e o processo ensino-aprendizagem.
   O planejamento na EAD é algo que é pensado e é também necessário desde sua criação, possibilitando uma estruturação e um desenvolvimento mais eficaz de um curso. O planejamento em EAD pode e deve constituir-se em um momento de reflexão sobre a prática educativa de uma forma geral e não só como uma sequência lógica e estrutural de organização.
   Devemos considerar os elementos de aprendizagem de forma adequada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem a distância, a partir de um planejamento consistente, como forma de fazer educação comprometida, os quais concebam ao aluno autonomia na construção do conhecimento.

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